O que é feminismo?
A palavra tem origem Francesa do feminin que vem da palavra feminina para “mulher” em latim e – isme que vem do sufixo –ismus em latim, transformando o termo em um substantivo que designa prática, sistema ou doutrina.
"A teoria da igualdade política, econômica e social entre os sexos; ou as atividades organizadas em nome dos direitos e interesses das mulheres”.
-Glossário da Merriam-Webster
Feminismo é um assunto no qual eu me interesso desde os 14 anos de idade. Agradeço imensamente minhas educadoras e educadores (dentro e fora de casa) que me incentivaram sempre a crescer, estudar e construir uma história minha, fora de todos os conceitos sobre o que é se tornar mulher dentro da sociedade patriarcal - isso é feminismo - .
Em minha pesquisa para conseguir abordar o tema de uma forma mais densa, para conhecer suas origens, culturas, movimentos e etc, eu me deparei com uma quantidade enorme de conteúdos (principalmente em vídeo) que de alguma forma discriminam o feminismo e as meninas/mulheres que se consideram feministas, vídeos aos quais tinham postura conservadora e tinham o objetivo de mostrar que mulheres não precisam do feminismo e isso me assusta, porque eu me lembro de na adolescência ao pesquisar sobre o tema, eu encontrava diversos conteúdos inspiradores, e hoje eu encontro conteúdos que parecem manipular as jovens para longe do movimento que nada mais é do que um movimento que faz você ter liberdade. O que mais me chamou a atenção foi o fato de serem mulheres afirmando não terem respeito ao movimento.
O que é mais impressionante no feminismo é que para você, mulher, poder ser contra qualquer coisa - incluindo o feminismo - você precisa do mesmo para isso.
Mas enfim…
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. O feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, a exploração sexista e a opressão.
Por mais que seja protagonizado por mulheres, isso não quer dizer que um homem não possa se considerar feminista. Em realidade, por se tratar de um movimento igualitário, precisamos de quaisquer vozes para então trazer nossas pautas e teorias feministas para o conhecimento. Inclusive, sabemos que homens possuem uma voz ‘mais ouvida’ dentro da sociedade, sendo assim, seria de grande importância que os mesmos fornecessem esse espaço para algo que merece tanta abertura como o feminismo.
Por que precisamos do Feminismo?
Em minha concepção precisamos do feminismo para não cairmos nas amarras do passado,
Para entender a sua importância, antes precisamos saber que o feminismo é um movimento plural, existem várias vertentes diferentes como o feminismo Negro, liberal e socialista por exemplo. Mas no fim, todos eles pregam a ideia de igualdade de gênero.
Antigamente mulheres viviam em uma sociedade patriarcal que hoje em dia não seria aceita de jeito algum. Elas dependiam da tutela legal de pais, irmãos ou marido para ter conta em bancos, adquirir posses e até mesmo para viajar de uma cidade à outra. Não podiam estudar, não podiam votar, não podiam trabalhar fora, não podiam escolher com quem se casar, não podiam se divorciar, não podiam planejar quando e quantos filhos ter, entre muitas outras privações. Hoje em dia já temos conhecimento da figura livre da mulher, da mulher independente. Isso se chama autonomia individual e pessoal da mulher, e não deixa de ser um dos muitos direitos que mulheres feministas, que lutavam por mulheres conquistaram.
O feminismo tem como objetivo melhorar a vida das mulheres na sociedade, através de lutas sociais pela conquistas de direitos.
O que o feminismo já conquistou?
Podemos destacar:
- Direito à educação: Foi um dos primeiros direitos conquistados e constituídos para meninas/mulheres no século XIX.
- Direitos políticos: O direito ao voto é um dos principais que podemos destacar. Por mais que mulheres exerçam um menor número dentro da política no Brasil, é um número que vem crescendo eleição após eleição, o que é de extrema significância, já que formamos a maioria da população nacional deste país. E quem mais pode lutar pela nossa existência, entender do que realmente precisamos e merecemos se não nós mesmas?
- Direitos trabalhistas: Uma das mais escassas (digamos assim) é a licença-maternidade remunerada, que em realidade só existe em alguns países e mesmo sendo um direito da mulher, ainda é algo que eu vejo sendo muito julgado.
O que o feminismo não é?
O feminismo não luta para tornar as mulheres mais poderosas do que os homens na sociedade (isso seria matriarcado), ele na verdade é uma luta IGUALITÁRIA que propõe a igualdade entre os gêneros.
O feminismo não libera o ódio aos homens (isso seria misandria), que também é o contrário do que o feminismo propõe.
O feminismo não é anti-família e nem anti-filhos (a famosa afirmação da oposição conservadora), e sim te traz a liberdade de escolha para esses quesitos.
O feminismo é político, econômico, social, direito, liberdade e plural.
Comentários
Postar um comentário